Exame de VITAMINA B12 em São Paulo
Sinonímia:
Cianocobalamina. Cobalamina. Fator de maturação. Fator de maturação dos eritrócitos. Fator antianemia perniciosa. Fator protéico animal.
Fisiologia:
Fórmula molecular = C63H88CoN14O14P Massa molecular = 1355,388 g/mol
A história da Vitamina B12 se confunde com a da anemia provocada por sua carência. A anemia perniciosa foi descrita sucessivamente por Combe em 1822, Addison em 1849 e Biermer em 1872. Essa vitamina, também chamada cobalamina, é sintetizada por microrganismos. O estudo da sua estrutura por cristalografia com Raio X valeu em 1964 o Prêmio Nobel de Química para Dorothy Crowfoot HODGKIN. A Vitamina B12 é um composto complexo corrinóide contendo quatro anéis pirrólicos que cercam um único átomo de Cobalto. Para ser absorvida, a Vitamina B12 necessita do fator intrínseco (FI), proteína secretada pelas células parietais da mucosa gástrica. A Vitamina B12 e o fator intrínseco formam, então, um complexo que se une a receptores na mucosa do íleo, onde proteínas conhecidas como trans-cobalaminas a transportam das células da mucosa para o sangue e tecidos. A Vitamina B12 e o folato são críticos para a síntese normal do DNA, o que acaba afetando o amadurecimento dos eritrócitos. Ela também é necessária para a formação e manutenção das bainhas de mielina. A sua deficiência, além, de anormalidades neurológicas, eleva a excreção de ácido metilmalônico e causa a anemia macrocítica, caracterizada pelo amadurecimento anormal de eritrócitos na medula óssea com presença de megaloblastos e um decréscimo de tempo da sua vida média.
SITUAÇÃO METABÓLICA:
Legenda:
N5-metilTHF = N5-metiltetraidrofolato
THF = tetraidrofolato
N5N10-metilenoTHF = N5N10-metilenotetraidrofolato
DHF = diidrofolato
dUMP = deoxiuridilato monofosfato
dTMP = deoxitimidilato monofosfato
Na falta de Vitamina B12 ocorre um acúmulo de N5-metilTHF que não consegue ser transformado em THF. Essa perda de THF pela inabilidade de consumir o N5-metil THF é chamado de “the methyl trap”.
Material Biológico:
Soro ou plasma heparinizado.
Coleta:
2,0 ml de soro ou de plasma heparinizado.
Armazenamento:
Refrigerar a amostra entre +2 a +8ºC por até 24 horas protegida da luz. Para períodos maiores congelar a -20ºC protegida da luz.
Não estocar em freezer tipo frost-free.
Evitar descongelamentos repetidos.
Exames Afins:
Hemograma, Ferro, Ácido fólico.
Valor Normal:
Normal = 211,0 a 911,0 pg/ml
“Borderline” = 179,0 a 210,9 pg/ml
Deficiente = 32,0 a 178,9 pg/ml
* Para obter valores em pmol/l, multiplicar os pg/ml por 0,7378
Preparo do Paciente:
Jejum de 4 ou mais horas. Água ad libitum. Não ingerir bebidas alcoólicas na véspera do exame. Informar ao laboratório medicamentos tomados na última semana.
Interferentes:
AUMENTO: ácido valproico.
DIMINUIÇÃO: outros anticonvulsivantes, aminoglicosídeos, aspirina, neomicina, contraceptivos orais, nitroprussiatos, colchicina.
Método: Quimioluminescência.
Interpretação:
Níveis abaixo do valor referencial confirmam o quadro de anemia megaloblástica (anemia perniciosa) com déficit de Ácido fólico e de Vitamina B12, ratificando os caracteres morfológicos eritrocitários como macrocitose e policromasia.
DIMINUIÇÃO: déficit dietético; produção de fator intrínseco diminuída: gastrectomia, anemia perniciosa; competição por vitamina B12 no intestino: S. da alça cega, S. de Lichtheim, S. de Putnam-Dana, infestação por Diphyllobothrium latum; insuficiência pancreática; absorção ileal diminuída: ressecção cirúrgica do íleo, D. de Crohn; deficiência de transcobalamina II.
Obs.: a hipovitaminose B12 não implica obrigatoriamente dosagem baixa de folato!
Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
http://www.roche.pt/vitaminas/vitamina/b12.cfm
Faça seu exame de VITAMINA B12 em São Paulo com a Biolider!
Entre em contato
Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!
Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.