Exame de SACAROSE em São Paulo
Sinonímia:
Teste/prova de tolerância à sacarose. Teste de tolerância à sucrose. Teste de tolerância ao açúcar comum, açúcar de cana ou açúcar de beterraba. Prova da sacarose. Curva de sacarose. Não confundir com Teste de hemólise com sacarose para diagnóstico da HPN (Hemoglobinúria Paroxística Noturna) que pode vir acompanhado de Teste de Ham (Hemólise ácida de Ham).
Fisiologia:
alfa-d-glicopiranosil-beta-d-frutofuranosídeo Fórmula molecular = C12H22O11 Massa molecular = 342,297 g/mol
Material Biológico:
Plasma fluoretado.
Coleta:
0,5 ml de plasma para cada tempo da prova. Coletar a primeira amostra de sangue antes da ingestão da sacarose (amostra basal ou jejum). Dosar a glicose nesta amostra; se a glicemia basal for superior a 180 mg/dl, cancelar o teste para evitar complicações hiperglicêmicas. Se for inferior a 180 mg/dl, administrar a sacarose, cronometrar e coletar as demais amostras aos 15, 30, 60 e 90 min, identificando os tempos nos respectivos tubos.
Armazenamento:
Separar os plasmas por centrifugação, logo após a coleta. Se as dosagens não forem efetuadas no mesmo dia, congelar as amostras.
Exames Afins:
Absorção de triglicérides. Absorção da D-xilose. Pesquisa de gorduras fecais.
Valor Normal:
Preparo do Paciente:
Jejum de 4 horas para crianças até 13 anos. A partir de 14 anos e adultos, jejum de 8 horas. Administrar 2 g de açúcar comum/kg de peso corporal até a dose máxima de 50 g
Interferentes:
Paciente estressado.
Método:
Hexoquinase – UV – Automatizado.
Interpretação:
Teste útil para diagnóstico de deficiência de dissacaridase (alfa-glicosidase ou beta-
frutofuranosidase). Uma curva achatada com aumento da glicemia inferior a 20 mg/dl indica a deficiência.
Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
Faça seu exame de SACAROSE em São Paulo com a Biolider!
Entre em contato
Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!
Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.