Exame de NUCLEOTIDASE em São Paulo

Sinonímia:

5′ Nucleotidase. EC 3.2.2.5

 

Fisiologia:

A 5′ Nucleotidase (5’ND) é uma fosfo-monoesterase que hidrolisa especificamente a ligação éster fosfórico da ligação ribose-5′-fosfato dos nucleotídeos.
Essa enzima é achada essencialmente no fígado, mas também nos rins e no sêmen. Enzima da membrana dos hepatócitos, presente em grande quantidade ao nível das paredes dos canalículos biliares. Não agindo sobre os substratos habituais das fosfatases, a determinação de sua atividade é de grande interesse no diagnóstico das colestases das quais ela é um marcador sensível e mais específico do que as outras enzimas da membrana hepatocítica. De fato, a 5′ Nucleotidase não se eleva nas afecções ósseas ou durante o crescimento como as fosfatases alcalinas e nem durante a gravidez como a leucina-aminopeptidase cuja atividade aumenta em decorrência de sua síntese placentária. Ela também não é modificada por indutores enzimáticos como certos medicamentos ou bebidas alcoólicas, caso da γ-GT.

 

Material Biológico:

Soro.

 

Coleta:

2,0 ml de soro.

 

Armazenamento:

O soro deve ser conservado refrigerado entre +2 a +8ºC para até 48 horas ou a -20ºC para prazos maiores. Não estocar em freezer tipo frost-free.

 

Exames Afins:

Fosfatase alcalina. γ-GT. Leucina-amino-peptidase. Bilirrubinas.

Preparo do Paciente:

Jejum de 4 ou mais horas. Água ad libitum.


Método:

O princípio de sua determinação colorimétrica é o seguinte: a 5’ND hidrolisa a adenosina-5-monofosfato (AMP) a adenosina e fósforo inorgânico.
Ao mesmo tempo as fosfatases inespecíficas do soro também hidrolisam a AMP. O glicerol fosfato é clivado em glicerol e fósforo apenas pelas fosfatases inespecíficas. Assim a diferença entre a medida colorimétrica do fósforo liberado usando AMP e glicerol fosfato como substratos, reflete a atividade da 5’ND. O princípio de sua determinação enzimática é o seguinte: a 5’ND hidrolisa a adenosina-5′-monofosfato (AMP) a adenosina e fósforo inorgânico. A adenosina sofre em seguida uma deaminação pela adenosina deaminase resultando em inosina e um íon amônia que se fixa graças à L-glutamato-desidrogenase em presença de NADH ao 2-oxoglutarato para dar L-glutamato, NAD e H2O.


Interpretação:

AUMENTO: afecções hepato-biliares, principalmente durante colestases intra ou extra-hepáticas (obstrução da via biliar principal, hepatite colestática, cirrose biliar primária, carcinoma hepático, câncer pancreático, metástases hepáticas de carcinoma mamário e outros). Existe uma relação estreita entre o aumento da atividade da 5’ND e o grau de invasão metastática. O aumento da atividade da 5’ND pode preceder o das bilirrubinas. A determinação concomitante das atividades enzimáticas das fosfatases alcalinas e da 5’ND se presta ao diagnóstico diferencial das hiperfosfatasemias de origem óssea ou hepato-biliar.


Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
http://www.chem.qmul.ac.uk/iubmb/enzyme/EC3/2/2/5.html

Faça seu exame de NUCLEOTIDASE em São Paulo com a Biolider!

Entre em contato

Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!

Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.

Agende agora o seu Exame de NUCLEOTIDASE em São Paulo