Exame de NEISSERIA MENINGITIDIS em São Paulo
Sinonímia:
Neisseria meningitidis. Pesquisa de meningococo. Meningococcia.
Fisiologia:
Taxonomia: Domínio Prokaryotae, Reino Bacteria (Eubacteria), Filo Proteobacteria, Classe Beta Proteobacteria, Ordem Neisseriales, Família Neisseriaceae, Gênero Neisseria, Espécie meningitidis. Sorogrupos principais: A, B, C, X, Y, Z, W135 e 29E.
A Neisseria meningitidis inicia o seu processo infeccioso pela colonização da nasofaringe, onde pode permanecer assintomática. Da nasofaringe, o meningococo pode passar à circulação, causando meningococcemia, meningite e outras infecções metastáticas. A colonização da nasofaringe é garantida pelas fímbrias, que fixam a bactéria à mucosa, e pelas proteases, que clivam a IgA. O meningococo não é resistente à fagocitose, mas com a presença da cápsula e de proteínas da membrana externa, a bactéria pode escapar da fagocitose. Nas meningococcemias, ocorrem lesões vasculares, devidas à presença da endotoxina da bactéria. Em casos mais graves, pode ocorrer hemorragia bilateral das supra-renais, constituindo a S. de Waterhouse-Friderichsen.
Os pródromos podem ser totalmente incaracterísticos, durante em média 24 horas, quando o paciente apresenta vômitos, prostração, anorexia e febre alta, com poucos sinais catarrais. A erupção é mais hemorrágica, com petéquias, púrpuras e equimoses. Um ponto extremamente importante a considerar é o caráter epidêmico da doença. Geralmente encontram-se outros casos na família, em contatantes ou na comunidade. Quando se instala a meningite, encontram-se os sinais de Kernig, Brudzinsky e Lasègue, que facilitam bastante o diagnóstico. O meningococo pode levar o paciente a óbito em poucas horas.
Material Biológico: Liquor. Secreção orofaríngea. Urina.
Coleta:
BACTERIOSCOPIA:
Coletar a amostra efetuando 2 esfregaços em lâminas de vidro e enviá-las ao laboratório.
CULTURA:
Enviar em meio de Stuart à temperatura ambiente.
Armazenamento:
Temperatura ambiente.
Exames Afins:
Liquor. Bacterioscopia de urina.
Valor Normal:
Ausente
Preparo do Paciente:
Coleta da amostra em qualquer circunstância se houver suspeita de meningite. URGENTE!
Interferentes:
Cultura: uso de antibioticoterapia.
Método:
Coloração de Gram. Semeadura em meios específicos.
Interpretação:
Exame útil no diagnóstico diferencial da meningite meningocócica.
Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neisseria_gonorrheae
Faça seu exame de NEISSERIA MENINGITIDIS em São Paulo com a Biolider!
Entre em contato
Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!
Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.