Exame de NBT em São Paulo

Sinonímia:
Nitro Blue Tetrazolium. Teste de função leucocitária. Teste de redução do NBT. Teste de ingestão e opsonização. Teste espontâneo e estimulado de NBT.

Fisiologia:
O sal solúvel amarelo oxidado de NBT é reduzido a formazan azul-escuro insolúvel durante incubação com fagócitos (granulócitos e monócitos) normais.
A D. granulomatosa crônica é ligada ao cromossomo X. A fagocitose é normal, mas os leucócitos não destroem intracelularmente os microrganismos devido à deficiência de NADH oxidase.

Material Biológico:
Sangue venoso total fresco.

Coleta:
1,0 ml de sangue venoso coletado em seringa plástica e transferido imediatamente para tubo siliconizado contendo 20 Unidades USP de heparina.

Armazenamento: Esse teste deve ser preparado imediatamente após a coleta, não devendo ser transportado.
As lâminas, uma vez preparadas, podem ser transportadas após secagem ao ar.

Valor Normal:
Teste espontâneo – 5 a 10 % de células NBT positivas
Teste estimulado – 10 a 50 % de células NBT positivas

Método:
Incubação de fagócitos com NBT e coloração pelo Wright-Giemsa.

Interpretação:
A percentagem de neutrófilos NBT-positivos aumenta marcadamente nas infecções bacterianas e não aumenta nas infecções não bacterianas. Valores normais são encontrados nas viroses, no pós-parto, no pós-operatório, em condições febris de origem não bacteriana e em infecções localizadas. Valores baixos são encontrados em resposta a antibioticoterapia efetiva, terapia imunossupressiva, corticoterapia, anticonceptivos orais e doenças associadas à disfunção fagocitária como a granulomatose crônica, deficiência de mieloperoxidase e G6PD, lúpus eritematoso, nefrose e anemia falciforme. Valores elevados ocorrem em doenças bacterianas sistêmicas, tuberculose miliar, em algumas infecções micóticas e em certas infestações parasitárias. Esse teste apresenta numerosos resultados falso-negativos e falso-positivos, devendo, portanto, ser interpretado com outras evidências clínicas e laboratoriais.


Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com