Exame de NBT em São Paulo

Sinonímia:
Nitro Blue Tetrazolium. Teste de função leucocitária. Teste de redução do NBT. Teste de ingestão e opsonização. Teste espontâneo e estimulado de NBT.

Fisiologia:
O sal solúvel amarelo oxidado de NBT é reduzido a formazan azul-escuro insolúvel durante incubação com fagócitos (granulócitos e monócitos) normais.
A D. granulomatosa crônica é ligada ao cromossomo X. A fagocitose é normal, mas os leucócitos não destroem intracelularmente os microrganismos devido à deficiência de NADH oxidase.

Material Biológico:
Sangue venoso total fresco.

Coleta:
1,0 ml de sangue venoso coletado em seringa plástica e transferido imediatamente para tubo siliconizado contendo 20 Unidades USP de heparina.

Armazenamento: Esse teste deve ser preparado imediatamente após a coleta, não devendo ser transportado.
As lâminas, uma vez preparadas, podem ser transportadas após secagem ao ar.

Valor Normal:
Teste espontâneo – 5 a 10 % de células NBT positivas
Teste estimulado – 10 a 50 % de células NBT positivas

Método:
Incubação de fagócitos com NBT e coloração pelo Wright-Giemsa.

Interpretação:
A percentagem de neutrófilos NBT-positivos aumenta marcadamente nas infecções bacterianas e não aumenta nas infecções não bacterianas. Valores normais são encontrados nas viroses, no pós-parto, no pós-operatório, em condições febris de origem não bacteriana e em infecções localizadas. Valores baixos são encontrados em resposta a antibioticoterapia efetiva, terapia imunossupressiva, corticoterapia, anticonceptivos orais e doenças associadas à disfunção fagocitária como a granulomatose crônica, deficiência de mieloperoxidase e G6PD, lúpus eritematoso, nefrose e anemia falciforme. Valores elevados ocorrem em doenças bacterianas sistêmicas, tuberculose miliar, em algumas infecções micóticas e em certas infestações parasitárias. Esse teste apresenta numerosos resultados falso-negativos e falso-positivos, devendo, portanto, ser interpretado com outras evidências clínicas e laboratoriais.


Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com

Faça seu exame de NBT em São Paulo com a Biolider!

Entre em contato

Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!

Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.

Agende agora o seu Exame de NBT em São Paulo