Exame de MOLIBDÊNIO em São Paulo
Sinonímia:
Mo. Molibdênio. Chumbo preto. Plumbago. Galena.
Fisiologia:

Metal de transição. Oligoelemento.
Em 1980 evidenciado um raro déficit genético no cofator do molibdênio causando distúrbios neurológicos severos e deslocamento dos cristalinos. Crianças que apresentam este déficit apresentam retardamento mental e morrem precocemente. Sabe-se que o molibdênio é ligado fortemente a um substrato formando o que se chama de molibdo-enzimas.
As enzimas influenciadas pelo molibdênio para agir são: as nitrogenases, a xantina-desidrogenase, as oxidases (aldeído-oxidase, piridoxal-oxidase, sulfo-oxidase e citocromo-oxidase), as hidroxidases (ácido nicotínico e purinas hidroxilases) e as nitrato-redutases nos vegetais e em certos microrganismos.
Encontradiço no feijão, germe de trigo, fígado, carnes, leite, cereais integrais e vegetais verdes.
O Molibdênio entra na composição de várias ligas metálicas empregadas na indústria aeronáutica e espacial (mísseis, aviões, foguetes). As ligas, muito duras, são ao mesmo tempo resistentes à corrosão, aos ácidos e às altas temperaturas. Por isso é utilizado na fabricação de ferramentas de corte rápido, de lâmpadas incandescentes e resistências elétricas. O Sulfeto de Molibdênio (MoS2) é empregado como lubrificante. Outros compostos do Mo são igualmente empregados na como corantes na indústria cerâmica, principalmente o azul de molibdênio, em fotografia e na indústria química como catalizador.
Material Biológico:
Sangue com EDTA.
Coleta:
4,0 ml de sangue total coletado em tubo com EDTA.
Armazenamento:
Refrigerar a amostra entre +2 e +8ºC para até 5 dias.
Valor Normal:
Sangue – até 2,1 μg/l
* Para obter valores em μg/dl, multiplicar os μg/l por 0,1
** Para obter valores em nmol/l, multiplicar os μg/l por 10,423
Interferentes:
Material congelado. Material à temperatura ambiente. Coagulado. Hemolisado.
Preparo do Paciente:
Jejum de 4 ou mais horas. O paciente deve abster-se de ingerir suplementos de sais minerais durante 3 dias e evitar legumes e verduras verdes durante 2 dias antes da coleta.
Método:
Absorção atômica (forno de grafite).
Interpretação:
DIMINUIÇÃO:
Redução da resistência às cáries. Distúrbio da excreção do ácido úrico, da liberação do ferro transportado pela ferritina e do metabolismo do cobre.
Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e04200.html
http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/tabelaperiodica/tabelaperiodica1.htm
Faça seu exame de MOLIBDÊNIO em São Paulo com a Biolider!
Entre em contato
Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!
Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.