Exame de MICOLÓGICO DIRETO em São Paulo

Sinonímia:
Pesquisa de fungos ou leveduras.

Material Biológico:
Raspado cutâneo, subungueal, cabelos ou secreções em geral.

Coleta:
Pele, pelos e unhas.
Lesões cutâneas: Realizar anti-sepsia com álcool 70ºGL em toda a lesão e circunjacência. Secar. Colocar uma lâmina de vidro de microscópio bem limpa abaixo da lesão e com lâmina de bisturi descartável raspar com cuidado as bordas da lesão. Após a coleta, lacrar o raspado entre duas lâminas e fixar as pontas das lâminas com fita crepe. Acondicionar em embalagens próprias para transporte.
Na presença de bolhas: Fazer a limpeza com soro fisiológico estéril tomando cuidado para não arrebentá-las. Recortar todo o teto da bolha com tesoura estéril ou com lâmina de bisturi descartável e colocá-la em lâmina de vidro junto com o líquido. Após a coleta, lacrar o material entre duas lâminas e fixar as pontas das lâminas com fita crepe. Acondicionar em embalagens próprias para transporte.
Lesões de mucosas: Raspar a lesão com swab de algodão estéril não-comercial (pois Cotonetes ou Palinetes contêm substância germicida que pode interferir com o resultado). Realizar dois esfregaços em lâminas de vidro. Após a coleta, lacrar o material entre duas lâminas e fixar as pontas das lâminas com fita crepe. Acondicionar em embalagens próprias para transporte.
Unhas infectadas: Raspar a superfície subungueal com lâmina de bisturi descartável.
Após a coleta, lacrar o raspado entre duas lâminas e fixar as pontas das lâminas com fita crepe. Acondicionar em embalagens próprias para transporte.
Pelos: Retirar os pelos ou cabelos com pinça clínica estéril. Após a coleta, lacrar as amostras entre duas lâminas e fixar as pontas das lâminas com fita crepe. Acondicionar em embalagens próprias para transporte.
Escarro: Deve ser coletado pela manhã, logo após o despertar, após provocação de tosse profunda. Previamente à coleta, a boca deve ser enxaguada através de seguidos bochechos e gargarejos com água potável para diminuir a concentração de contaminantes da orofaringe. Não empregar anti-sépticos bucais como Cepacol, Malvatricin, Malvona e outros. Recolher a amostra de escarro em placa de Petri ou frasco de boca larga estéril. Obs.: instruir o paciente para não acrescentar saliva nem muco nasal.
Urina: Coletar o jato médio da primeira micção da manhã, em frasco estéril.
Lesões subcutâneas.
Lesões fechadas: O pus pode estar localizado dentro de abscessos ou celulites no tecido celular subcutâneo profundo. O material deve ser aspirado com seringa e agulha estéreis. Este procedimento deverá ser perfeito por médico ou enfermeira.
Lesões abertas: Coletar o material da lesão com swab de algodão estéril não-comercial (pois Cotonetes ou Palinetes contêm substância germicida que pode interferir com o resultado), sem tocar nas bordas da lesão. Acondicionar o material em tubo contendo soro fisiológico estéril.
Secreção Vaginal: Coletar o material da parede vaginal e do colo uterino com swab de algodão estéril não-comercial (pois Cotonetes ou Palinetes contêm substância germicida que pode interferir com o resultado). Fazer dois esfregaços em lâminas de vidro e colocar os swabs em tubo com soro fisiológico estéril. Caso também for solicitado Cultura, acondicionar o material em meio de Stuart (que só pode estar azulado na superfície – caso contrário precisa ser autoclavado de novo).
Secreção Uretral: Coletar o material da uretra com alça de platina estéril. Perfazer dois esfregaços em lâminas de vidro. Caso também for solicitado Cultura, coletar também com swab de algodão estéril não-comercial (pois Cotonetes ou Palinetes contêm substância germicida
que pode interferir com o resultado) e acondicionar o material em meio de Stuart (que só pode estar azulado na superfície – caso contrário precisa ser autoclavado de novo) ou em tubo com soro fisiológico estéril.

Armazenamento: Temperatura ambiente.

Exames Afins:
Cultura para fungos, Intradermorreações: Candidina, Coccidioidina, Esporotriquina, Histoplasmina, Paracoccidiodina, Tricofitina.

Valor Normal:
Ausente

Preparo do Paciente:
O material deverá ser coletado antes do início da aplicação de cremes ou pomadas, ou anterior ao início de terapêutica antifúngica.

Método:
Microscopia a fresco, após coloração ou após tratamento com hidróxido de potássio (KOH).

Interpretação:
Exame útil no diagnóstico das infecções fúngicas superficiais, cutâneas, subcutâneas ou profundas sistêmicas.

Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com

Faça seu exame de MICOLÓGICO DIRETO em São Paulo com a Biolider!

Entre em contato

Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!

Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.

Agende agora o seu Exame de MICOLÓGICO DIRETO em São Paulo