Exame de INTRADERMORREAÇÃO em São Paulo

Sinonímia:
Reação intradérmica. ID. IDR. Cutirreação. Esses exames estão caindo progressivamente em desuso por dois motivos: falta de qualidade e de padronização dos antígenos assim como a falta de treinamento adequado de pessoal para a aplicação ID e para a leitura dos resultados.

Fisiologia:
Após a injeção intradérmica do antígeno em estudo, leucócitos (linfócitos e fagócitos) acorrem ao local a fim de “defender” o organismo contra a “invasão”. Como essas células ocupam espaço na derme e no subcutâneo, forma-se uma pápula chamada “enduração” cujo diâmetro é medido em mm e determina o grau de reatividade. Uma pápula só aparece quando o antígeno é conhecido pelo sistema imunitário celular significando contato prévio com o microrganismo portador do antígeno. Quando nenhuma pápula aparece (paciente não-reator), o paciente ou nunca teve contato prévio com o antígeno, ou tem o sistema imunitário celular seriamente deprimido.

Material Biológico:
Geralmente, 0,1 ml do reagente é injetado intradermicamente no antebraço do paciente (não confundir com injeção sub-cutânea). O tempo de leitura varia conforme o antígeno utilizado podendo ser de 15 min a 30 dias. Para o PPD, a leitura é feita após 72 horas.

Coleta:
Não existe nenhum material a ser coletado.

Armazenamento:
Os reagentes (antígenos) precisam ser conservados sob refrigeração entre +2 a +8ºC

Valor Normal:
GLOSSÁRIO:

Preparo do Paciente: Confirmar primeiro se o Laboratório dispõe do antígeno para o teste proposto. Aplicar em determinados dias levando em conta o dia da leitura para que este não caia em domingo ou feriado se o laboratório fechar.

Interferentes:
Injeção subcutânea ou intramuscular.

Método:
PPD: injeção intradérmica de 0,1 ml de solução de
Tuberculina PPD RT 23 – 2 U.T./0,1 ml Procedência: SSI – Statens Serum Institut –
Copenhague S – Dinamarca. Leitura após 3 dias.
Enduração maior que 6 mm de diâmetro = Reator.
Interpretação: Cada teste tem seu protocolo de prazo de leitura e de interpretação. Um teste negativo (Não reator) significa que os linfócitos do paciente desconhecem o antígeno injetado e que ele provavelmente não é portador da doença em questão ou que o paciente não tem suficientes linfócitos para reagir. Já um teste positivo (Reator), em seus diversos graus,
significa que ou os linfócitos conhecem o antígeno e o paciente tem ou teve a doença, ou o paciente tem uma reação de hipersensibilidade ao produto, nada significando para finalidade diagnóstica.

Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com

Faça seu exame de INTRADERMORREAÇÃO em São Paulo com a Biolider!

Entre em contato

Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!

Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.

Agende agora o seu Exame de INTRADERMORREAÇÃO em São Paulo