Exame de IgG - IMUNOGLOBULINA em São Paulo
Sinonímia:
IgG. Imunoglobulina IgG.
Fisiologia:
As IgG são moléculas monômeras constituídas de 4 cadeias com um coeficiente de sedimentação de 7s e um peso molecular de aproximadamente 146 kDa. Existem 4 subclasses de IgG que diferem ligeiramente entre si por suas sequências de aminoácidos sendo que a maioria das diferenças está sediada na região da sua dobradiça.
São as imunoglobulinas mais abundantes do plasma, contribuindo com 70 a 75 % do total, sua meia-vida (t½) biológica é de 20 a 21 dias e fixam o complemento pela via clássica.
A IgG é capaz de cruzar a barreira placentária conferindo imunidade ao RN.
Migra eletroforeticamente na parte posterior da banda das γ globulinas.
Material Biológico:
Soro.
Coleta:
1,0 ml de soro.
Armazenamento:
Refrigerar entre +2 a +8ºC
Exames Afins: Imunoglobulinas, Imunoeletroforese.
Valor Normal:
* Para obter valores em UI/ml, multiplicar os mg/dl por 0,122
Preparo do Paciente:
Jejum de 4 ou mais horas. Água ad libitum.
Método:
Turbidimetria.
Sensibilidade analítica = 90 mg/dl
Interpretação:
AUMENTO POLICLONAL: AIDS.
AUMENTO MONOCLONAL: Mieloma múltiplo por IgG, após hiperimunização, estádios de doenças autoimunes severas, artrite reumatóide, DD. crônicas certos linfomas, infecções crônicas como tuberculose, sífilis, paracoccidiomicose. DIMINUIÇÃO: hipogamaglobulinemia congênita e adquirida, mieloma por IgA, macroglobulinemia IgM de Waldenström, certas SS. de má-absorção com severas perdas protéicas.
Obs.: As IgG, produzidas pelos plasmócitos sob indução dos linfócitos B, quando submetidas a proteólise limitada pela papaína, libertam 3 fragmentos a saber: 2 Fab e 1 Fc. O seu formato clássico é o de um “Y”. Os dois braços superiores são os Fab (Fragmentos “antigen-binding”) que se ligam a antígenos realizando a reação antígeno-anticorpo, enquanto que a base ou o pé do “Y” é o Fc (Fragmento cristalizável ou “complement-binding”).
Embora as extremidades Fab dos anticorpos de uma espécie animal para outra possam ter afinidade por um mesmo antígeno, ao menos as extremidades Fc são imunologicamente diferentes e típicas de cada espécie animal. Isto explica, por exemplo, por que conjugados anti-humanos e anticorpos anti-anticorpos humanos não se ligam aos Fc dos anticorpos de outros animais, resultando em reações imunológicas negativas ou inespecíficas (IFI, imunoensaios competitivos etc.).
Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
Faça seu exame de IgG - IMUNOGLOBULINA em São Paulo com a Biolider!
Entre em contato
Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!
Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.