Exame de IgA1 e 2 - IMUNOGLOBULINAS em São Paulo
Sinonímia:
IgA1. IgA2. Subclasses de IgA.
Fisiologia:
As IgA representam 15 a 20 % do total das imunoglobulinas plasmáticas humanas. Elas têm um ritmo de síntese diária bem superior ao das IgG, porém uma meia-vida (t½) biológica bastante mais curta (6 dias). A IgA humoral é produzida na medula óssea, não cruza a barreira placentária, mas se faz presente no plasma a partir de alguns dias de nascido, podendo ser detectada em sangue do cordão umbilical. Ao redor dos 2 anos de idade, os níveis plasmáticos atingem “valores adultos”. Ambas as classes de IgA séricas (IgA1 e IgA2) existem principalmente na forma monomérica, apresentando a estrutura típica das imunoglobulinas com 4 cadeias polipeptídicas constituídas pela associação covalente de duas cadeias pesadas (α) a duas cadeias leves
(κ e λ). Seu coeficiente de sedimentação é 7s e o peso molecular é de aproximadamente 160 kDa. Há a forma de IgA secretora (IgAs), dimérica, unida por uma cadeia J, com coeficiente de sedimentação 11s e peso molecular de 385 kDa com meia-vida (t½) biológica indeterminada. Migram eletroforeticamente na parte anterior da banda das γ globulinas e na banda das
ß globulinas. Não fixa o complemento pela via clássica. IgA1: é a subclasse de IgA predominante no plasma, representando ± 85 % das IgA plasmáticas. A região da dobradiça da IgA1 tem uma estrutura de 13 aminoácidos adicionais quando comparada à IgA2. Se bem que a IgA seja resistente a diversas proteases, numerosas proteases bacterianas (inclusive a das bactérias encapsuladas) foram identificadas com capacidade de clivar a IgA1 na sua estrutura adicional, inibindo muitas de suas funções.
A IgA provê uma boa resposta contra antígenos protéicos, mediana contra antígenos polissacarídicos e fraca contra antígenos lipopolissacarídicos. Na nefropatia por IgA, apenas a IgA1 é depositada nos rins. Similarmente, na D. linear de IgA (uma doença bolhosa da pele) é exclusivamente a IgA1 que é depositada na membrana basal epitelial.
IgA2: compreende ± 15 % do total das IgA plasmáticas e representa a resposta dominante das mucosas contra antígenos polissacarídicos e lipopolissacarídicos. Nas secreções, ela está presente em concentrações muito mais elevadas do que no sangue, constituindo-se em ± 50 % das IgA totais. Existem dois alotipos, A2m(1) e A2m(2), que são
especificados por alelos alternativos nos locus das cadeias pesadas α-2.
A IgA2 tem uma rotatividade maior que a IgA1 e, portanto, pode ser funcionalmente mais ativa. Ela é altamente resistente à proteólise e, por isso, resistente a diversas proteases bacterianas com a notável exceção do Clostridium spp. Esta resistência aumentada indica a importância da IgA2 nas infecções bacterianas.
Material Biológico:
Soro.
Coleta:
1,0 ml de soro.
Armazenamento:
Refrigerar entre +2 a +8ºC
Exames Afins: Imunoeletroforese. Imunoglobulinas IgG, IgA, IgM.
Valor normal:
IgA1
Adultos – 61,0 a 304,0 mg/dl
IgA2
Adultos – 10,0 a 113,0 mg/dl
Preparo do Paciente:
Jejum de 4 ou mais horas. Água ad libitum.
Método:
Nefelometria.
Interpretação:
AUMENTO: S. de Wiscott-Aldrich, mieloma múltiplo de IgA, cirrose hepática, infecções crônicas, DD. inflamatórias intestinais, neoplasias intestinais, alcoolismo e certos estádios de doenças autoimunes como artrite reumatóide e lupus. DIMINUIÇÃO: Imunodeficiência combinada, S. nefrótica, gastroenteropatias com severas perdas protéicas, SS. de má absorção, leucemias linfoblásticas aguda e crônica, ataxia-teleangiectasia, disgamaglobulinemia, agamaglobulinemia congênita e adquirida e hipogamaglobulinemia.
Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
Faça seu exame de IgA1 e 2 - IMUNOGLOBULINAS em São Paulo com a Biolider!
Entre em contato
Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!
Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.