Exame de GRAVIDEZ, TESTE URINÁRIO DE em São Paulo

Sinonímia:
Teste urinário de gravidez. Beta GCH urinário. Teste imunocromatográfico para presença de ß-GCH na urina. Gravindex. Pregnosticon. “All-in”. ß-HCG. Galli-Mainini = prova obsoleta de gravidez
efetuada em sapos machos. Aschheim-Zondek= prova obsoleta de gravidez
efetuada em camundongos fêmeas. Friedman-Lapham = prova obsoleta de gravidez
efetuada em coelhas.

Fisiologia:
A fecundação costuma ocorrer ao redor do 14º dia do ciclo. Sete ou oito dias após (21º ou 22º dia do ciclo), o óvulo inicia a sua implantação no endométrio# através do processo chamado “nidação”. Nos dias seguintes começa a se estabelecer a circulação útero-placentária e as células sincício-trofoblásticas (que virão a ser o córion) começam então a produção de gonadotrofina coriônica (ß-GCH ou ß-HCG). Três ou quatro dias depois (25º ou 26º dia do ciclo ou 2 a 4 dias antes da falha menstrual), a ß-GCH já é detectável no soro da mãe, embora ainda em taxas muito baixas.
Na urina, a positividade precoce do teste depende de três fatores:

1 – da sensibilidade do teste,
2 – da densidade urinária e
3 – do número de dias de atraso menstrual.

Assim, um teste com sensibilidade de 25 mU/ml já pode dar positivo na urina a partir do 3º ou 4º dia de atraso menstrual. À medida que a sensibilidade do teste diminui (50 a 250 mU/ml), o número de dias de atraso menstrual necessário para dar o teste positivo, aumenta. Testes menos sensíveis como os de 250 mU/ml podem requerer duas semanas de atraso menstrual para se positivarem.
# quando o óvulo não se fixa no endométrio, temos a gravidez chamada “ectópica”. Mais informações sob o título “Gonadotrofina coriônica beta”.

Material Biológico:
Urina de paciente perfeitamente identificada.

Coleta:
Uma amostra de 20 ml de urina do jato médio da primeira micção do dia, coletada sob testemunho e rigorosa identificação da paciente, ou alíquota de 20 ml urina de 24 horas coletada em
domicílio (quando interessa quantificar a ß-GCH em casos de mola hidatiforme).
Informar o volume total de urina das 24 horas.

Armazenamento:
Urina de 24 horas: manter em geladeira, sob refrigeração entre +2 a +8°C.

Exames Afins:
Gonadotrofina coriônica beta no soro.

Valor Normal:
“Positivo” ou “Reagente” indica a presença de ß-GCH na urina em concentração igual ou acima do limiar de sensibilidade do teste.
“Negativo” ou “Não reagente” indica a ausência de
ß-GCH na urina ou a sua presença em concentração abaixo do limiar de sensibilidade do teste
empregado.

Preparo do Paciente:
Não beber líquidos exageradamente na véspera, para não diluir demasiadamente a urina.

Interferentes:
Drogas: Pregnyl. Choragon. Canabinóides. Amostra de urina com identidade fraudada.

Método:
Imuno-aglutinação com partículas de látex ou imuno-cromatografia.

Interpretação:
POSITIVO:
Mulheres: gravidez normal, gravidez ectópica, mola hidatiforme, coriocarcinoma gestacional, corioepitelioma.
Homens: tumor de células germinativas testiculares não seminomatosas, uso de ß-GCH injetável.

ATENÇÃO: o laboratório precisa precaver-se contra tentativas de fraude em relação à identidade da amostra de urina oferecida para teste. Principalmente nos casos de admissão e demissão de emprego, polêmicas sócio-familiares e extorções planejadas contra o próprio laboratório. Embora embaraçoso, as amostras de urina coletadas no laboratório precisam ser testemunhadas a fim de prevenir troca dolosa de amostras. Quanto a amostras trazidas de fora, convém dividi-las transferindo uma pequena alíquota para um tubinho de ensaio que será lacrado com identificação e assinatura do portador e congelada para eventual contraprova. Em casos suspeitos de possível fraude, é preferível testar a ß-GCH no soro após rigorosa identificação da paciente.

FALSO-POSITIVO: reação cruzada com LH, interferência medicamentosa (clorpromazina, outros derivados fenotiazínicos, suplementos hormonais), hematúria, proteinúria, infecção urinária, hepatite.
FALSO-NEGATIVO: teste feito demasiado precoce (repetir após 7 dias), urina diluída demais (por poliúria ou intencionalmente), interferência medicamentosa.

Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com

Faça seu exame de GRAVIDEZ, TESTE URINÁRIO DE em São Paulo com a Biolider!

Entre em contato

Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!

Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.

Agende agora o seu Exame de GRAVIDEZ, TESTE URINÁRIO DE em São Paulo