Exame de FSH - HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE em São Paulo
Sinonímia:
FSH. Follicle-Stimulating Hormone.
Hormônio folículo-estimulante. Hormônio de maturação folicular. Hormônio gametogênico. Folitropina. Gonadotrofina hipofisária. Gonadotropina I. Relação LH/FSH.
Fisiologia:
O FSH é um hormônio polipeptídico (glicoproteína) secretado pelas células gonadotróficas (ou gonadotrópicas) basófilas da hipófise anterior. Massa molecular = ± 35 kDa. O FSH tem estrutura similar às outras glicoproteínas LH, TSH e hCG. São dímeros contendo duas subunidades de polipeptídeos alfa e beta. A subunidade alfa é constituída de 92 aminácidos e é comum aos quatro hormônios. O que varia em cada qual é a subunidade beta que, no caso do FSH, é constituída de 118 aminoácidos. A meia-vida biológica do FSH é de 3 a 4 horas. A do LH é de apenas 20 minutos e a do hCG é de 24 horas.
A sua secreção está na dependência de um fator hipotalâmico – o hormônio liberador do LH ou
LH-RH e sofre ação concomitante do ritmo circadiano e do circalunar ou circamensal. Um outro fator implica inibição da secreção do FSH: a Inibina secretada no homem pelas células de Sertoli e na mulher pelas células da granulosa.
O FSH age juntamente com o LH na estimulação das gônadas. Ele estimula o desenvolvimento do folículo de Graaf na mulher e a espermatogênese no homem.
Material Biológico:
Soro.
Coleta:
1,0 ml de soro. Informar a DUM – primeiro dia da última menstruação ou o mês de gestação se for o caso.
Armazenamento:
Refrigerar entre +2 a +8ºC para até 6 dias. Congelar a -20ºC para períodos maiores.
Não estocar em freezer tipo frost-free.
Evitar descongelamentos repetidos.
Exames Afins:
LH, Progesterona, Estradiol, Estímulo de FSH após LHRH (GnRH).
Valor Normal:
* mU/ml = U/l = mUI/ml = UI/l
Preparo do Paciente:
Jejum de 4 ou mais horas. Água ad libitum.
Interferentes: Descongelamentos repetidos. DROGAS:
Aumento: cetoconazol, clomifeno, L-Dopa; a curto prazo, leuprolida (Lupron®). Diminuição: contraceptivos orais, estrógenos, fenotiazidas; a longo prazo, leuprolida (Lupron®).
Método:
CMIA – Imunoensaio de Micropartículas por Quimioluminescência.
Interpretação:
Útil no diagnóstico das disfunções gonadais, puberdade precoce e tratamento da infertilidade em homens e mulheres. AUMENTO: hipogonadismo primário, tumores hipofisários secretores de gonadotropina, menopausa, vasectomia, S. de Insensibilidade aos Andrógenos Completa ou Parcial (AIS, CAIS ou PAIS): CAIS: S. de Morris; PAIS: S. de Goldberg-Maxwell, S. de Reifenstein, S. de Gilbert-Dreyfus, S. de Rosewater e S. de Lubs.
DIMINUIÇÃO: deficiência hipotalâmica de GnRH, deficiência hipofisária de FSH, produção de hormônios esteróides ectópica.
Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
Faça seu exame de FSH - HORMÔNIO FOLÍCULO-ESTIMULANTE em São Paulo com a Biolider!
Entre em contato
Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!
Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.