Exame de FSH E LH ESTIMULADOS POR CLOMIFENO em São Paulo

Sinonímia:
Na mulher: FSH, LH, Estradiol e Progesterona estimulados por Clomifeno.
No homem : FSH, LH e Testosterona estimulados por Clomifeno. Citrato de Clomifeno, nomes comerciais: Clomid, Serophene.

Fisiologia:
O Clomifeno é um esteróide sintético que age sobre a regulagem hipotálamo-hipofisária. Possui atividade estrogênica fraca e antiestrogênica forte que estimula o hipotálamo a produzir gonadorrelina (GnRH) que, por sua vez, estimula a hipófise a produzir FSH e LH. Esses, na mulher, estimulam os ovários fazendo o folículo produzir Estradiol e no homem, estimulam os testículos fazendo as células intersticiais de Leydig produzirem Testosterona.

Material Biológico:
Soro.

Coleta:
MULHERES: 2,0 ml de soro para cada ponto da curva, geralmente de 4 dias diferentes.
HOMENS: 2,0 ml de soro para cada ponto da curva, geralmente de 3 dias diferentes.

Armazenamento:
Refrigerar entre +2 a +8ºC para até 6 dias. Congelar a -20ºC para períodos maiores.
Não estocar em freezer tipo frost-free.
Evitar descongelamentos repetidos.

Valor Normal:

Preparo do Paciente:
MULHERES: a partir do 5º dia do ciclo menstrual para mulheres regradas ou a partir de qualquer dia em caso de amenorreia, administrar 100 mg por dia de clomifeno por via oral (2 comprimidos de 50 mg), durante 5 dias seguidos. Coletar as amostras de soro no 1º, 3º, 5º e 8º dias a partir da tomada da primeira dose de clomifeno. Quando possível, recomenda-se não iniciar o teste às 3as., 5as. ou domingos se o laboratório não abrir aos domingos. Se houver interesse na dosagem da progesterona, uma amostra adicional deve ser coletada no 15º dia para supostamente cair na fase lútea.
Obs.: Como o clomifeno é indutor da ovulação, precauções devem ser tomadas se não houver interesse na gravidez; além do mais, ele é contra-indicado em pacientes grávidas.
HOMENS: coletar uma amostra de soro basal e administrar, a partir do dia seguinte, 100 mg de clomifeno por dia, via oral, durante 7 dias seguidos. Coletar mais duas amostras de soro no 5º e no 7º dia da tomada de clomifeno.

Método:
CMIA – Imunoensaio de Micropartículas por Quimioluminescência.

Interpretação:
O teste é negativo se não houver modificação dos níveis de FSH e LH. Ocorre nas amenorreias de origem psíquica – anorexia mental, voltando ao normal quando a paciente retoma peso e se normaliza psiquicamente. Ocorre também na pré-puberdade, fase em que não há resposta ao clomifeno. No homem, um aumento do FSH e do LH sem a respectiva resposta da testosterona tem relação com hipogonadismo de origem testicular.

Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com

Faça seu exame de FSH E LH ESTIMULADOS POR CLOMIFENO em São Paulo com a Biolider!

Entre em contato

Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!

Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.

Agende agora o seu Exame de FSH E LH ESTIMULADOS POR CLOMIFENO em São Paulo