Exame de CISTICERCOSE em São Paulo
Sinonímia:
Reação de Weinberg (reação de fixação de complemento em desuso). Taenia solium. Taenia cucurbitana (ant). “Pork tapeworm”.
Fisiologia:
Taenia solium (patogênico) Sinônimo: solitária, cisticercose. Taxonomia: Filo Platyhelminthes, Classe Cestoidea, Subclasse Cestoda, Ordem Cyclophyllidea, Família Taeniidae, Gênero Taenia, Espécie solium. O ser humano é o hospedeiro exclusivo do verme adulto, Taenia solium, mantendo o ciclo do parasita pela eliminação de seus proglotes grávidos nas fezes, que contaminando o ambiente, podem ser ingeridos por suínos. Uma vez no intestino do suíno, se dá a ruptura da casca quitinosa calcárea do ovo, o embrião é liberado e atravessa a mucosa intestinal por meio de seus acúleos para depois alcançar tecidos e órgãos do porco desenvolvendo a sua forma larvária, Cysticercus cellulosae, nome dado ao cisticerco quando se apresenta na forma cística, vesícula contendo escólex em seu interior. Quando se apresenta na forma racemosa, em cachos com numerosas vesículas sem o escólex, chama-se Cysticercus racemosus. Fechando o ciclo, o ser humano após ingerir a carne suína infectada com cisticercos viáveis, desenvolve no intestino, o verme adulto a partir da sua fixação à parede intestinal pelas suas ventosas e acúleos. Acidentalmente, pode ocorrer a cisticercose no ser humano, decorrente do vetor ânus-> mão-> boca ou ânus-> mão-> mão do outro-> boca. Foi relatada a possibilidade de cisticercose em consequência a refluxo duodeno-gástrico de proglotes maduros.
Água e alimentos contaminados, assim como insetos vetores também são importantes fatores de veiculação dos ovos da tênia. Uma vez ingeridos, os ovos cumprem o ciclo do porco no próprio homem, com fixação dos cisticercos (Cysticercus cellulosae e/ou Cysticercus racemosus) nos músculos, no sistema nervoso central e com certa frequência, na retina.
Material Biológico:
Soro ou liquor.
Coleta:
1,0 ml de soro ou liquor.
Armazenamento:
Congelar a amostra a -20ºC.
Não estocar em freezer tipo frost-free.
Exames Afins:
Parasitológico de Fezes. Liquor (análise).
Valor Normal:
IgG e IgM – Negativo ou Não reagente
Preparo do Paciente:
Jejum de 4 ou mais horas. Água ad libitum.
Método: Enzimaimunoensaio.
Interpretação:
Diagnóstico de cisticercose humana. Alguns antígenos parasitários podem levar a um resultado falso-positivo. Por isso, analisar o resultado obtido em relação ao quadro clínico do paciente.
Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
http://www.dpd.cdc.gov/dpdx/HTML/ImageLibrary/Cysticercosis_il.htm
Faça seu exame de CISTICERCOSE em São Paulo com a Biolider!
Entre em contato
Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!
Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.