Exame de CATECOLAMINAS PLASMÁTICAS em São Paulo
Sinonímia:
Catecolaminas plasmáticas totais. Epinefrina ou adrenalina + Norepinefrina ou noradrenalina. Dopamina (ver em seu próprio título). Aminas simpaticomiméticas.
Fisiologia:
EPINEFRINA (ADRENALINA). Massa molecular = 183,20 g/mol NOREPINEFRINA (NORADRENALINA). Massa molecular = 169,18 g/mol
DOPAMINA
Massa molecular = 153,18 g/mol Catecolaminas é o nome dado a um grupo de aminas aromáticas (epinefrina, norepinefrina, dopamina e seus metabólitos) que agem respectivamente como hormônios e neurotransmissores. Epinefrina e norepinefrina são formados a partir da dopamina. A epinefrina age sobre a musculatura cardíaca e sobre o metabolismo e também sobre a circulação periférica junto com a norepinefrina, adaptando o organismo ao estresse agudo e crônico. Após terem exercido a sua função, essas moléculas são degradadas a metanefrina e normetanefrina.
Material Biológico:
Plasma com EDTA.
Coleta:
Coletar 2 x 5 ml de sangue com EDTA em tubos previamente gelados (deixar no congelador até o momento da coleta), misturá-los cuidadosamente por inversão, centrifugá-los imediatamente em caçapas geladas a +4ºC, transferir o plasma para outro tubo também gelado e congelá-lo imediatamente.
Enviar ao menos 2,0 ml de plasma EDTA.
Armazenamento:
As amostras podem ser conservadas sob refrigeração entre +2 a +8ºC durante até 6 horas.
Para conservação por tempo maior e para transporte, congelar a -20ºC ou menos. Não estocar em freezer tipo frost-free. Transportar em gelo seco a -80ºC (gelo de CO2).
Exames Afins:
Catecolaminas fracionadas, Ácido Vanil-mandélico e Metanefrinas urinárias.
Valor Normal:
* pg/ml = ng/l
** Para obter valores em nmol/l, multiplicar os pg/ml de Epinefrina por 0,005458, os pg/ml de Norepinefrina por 0,005911 e os pg/ml de Dopamina por 0,006528
Preparo do Paciente:
Para reduzir o efeito do estresse da punção venosa, deixar o paciente, com a veia cateterizada, em repouso durante 20 a 30 minutos. Suspender durante 7 dias, após autorização do médico assistente, os medicamentos: alfa-metil-dopa, antidepressivos tricíclicos, betabloqueadores, bloqueadores de canal de cálcio, bromocriptina, broncodilatadores, clonidina, clorpromazina, descongestionantes nasais, fenotiazina, haloperidol, inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina), inibidores da MAO (mono-amino-oxidase), Levo-Dopa, moderadores do apetite, prazosina, quinidina, reserpina, teofilina, tetraciclina, vasodilatadores. Dieta: durante 5 dias precedentes à coleta não ingerir: banana, laranja, abacaxi, queijo, café, chá, chocolate, caramelos, marmeladas, doces, sorvetes, nozes e bebidas alcoólicas.
Interferentes:
Hemólise e lipemia.
DROGAS:
Aumento: metilxantinas, MAO+fenotiazidas, nitroglicerina, L-dopa, nifedipina, antidepressivos tricíclicos.
Diminuição: clonidina, reserpina, guanetidina, bromocriptina, dexametasona, contrastes radiológicos.
Método:
HPLC.
Interpretação:
AUMENTO: feocromocitoma, ganglioneuroma, neuroblastoma, paragangliomas, estresse, hipoglicemia, hipertensão arterial, cardiopatias degenerativas, esquizofrenia, psicose maníaco-depressiva (PMD).
DIMINUIÇÃO: hipotensão postural, S. de Shy-Drager, disautonomia familiar. Utilizado como monitor após retirada cirúrgica de tumores localizados na medula adrenal, no córtex
adrenal ou nos neurônios simpáticos pós-ganglionares.
Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com
Faça seu exame de CATECOLAMINAS PLASMÁTICAS em São Paulo com a Biolider!
Entre em contato
Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!
Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.