Exame de CA 27-29 em São Paulo

Sinonímia:
Marcador tumoral para câncer de mama metastático. Marcador tumoral para câncer de mama recidivante. CA 27-29. CA BR.
Truquant(R) BR(TM) Radioimmunoassay(RIA).
Truquant BR RIA. BR. Breast cancer Recurrence.
CA = Carbohydrate Antigen.

Fisiologia:
O antígeno glicoprotéico mucinoso CA 27-29, composto de carboidratos, é produto do gene MUC-1 presente nas células mamárias cancerosas.
O CA 27-29 é amplamente liberado na circulação durante a recorrência e/ou metastasização do câncer de mama em pacientes previamente diagnosticadas e tratadas como estádio II ou III. É o melhor marcador tumoral para monitorar a evolução da doença e a resposta ao tratamento. Um decréscimo na taxa do CA 27-29 significa uma boa resposta terapêutica enquanto que seu aumento indica resistência ao tratamento e progressão do câncer. Uma elevação acima de seu limite superior em pacientes clinicamente normais é um indicador precoce de recorrência. O valor preditivo de recorrência é de 83,3 % em média 5,3 meses antes da positivação de outros testes ou do aparecimento de sintomas.
Como o CA 27-29 pode apresentar resultados falso-negativos e falso-positivos, ele deve ser empregado em conjunto com outros métodos de monitoração das recidivas do câncer de mama. Entretanto, a sua qualidade em prever recidivas mais precocemente do que outros testes o tornam de grande valia para a instituição de tratamentos precoces e aumentar as chances de sucesso.


Material Biológico:
Soro.

Coleta:
1 ml de soro. Centrifugar o sangue só após formação completa do coágulo para prevenir a presença de fibrina. Amostras de pacientes tomando anticoagulantes podem necessitar de mais tempo para coagular.

Armazenamento:
Refrigerar entre +2 a +8ºC para até 1 dia.
Congelar a -20ºC para até 2 meses.
Não estocar em freezer tipo frost-free.


Exames Afins:
CEA. TPA (Antígeno Polipeptídico Tissular). CA 15-3.

Valor Normal:
Normal – até 38 U/ml

Preparo do Paciente:
Jejum de 4 ou mais horas. Água ad libitum.
Não administrar radioisótopos in vivo ao paciente nas 24 horas precedentes à coleta.

Interferentes:
Os níveis de CA 27-29 determinados com kits de fabricantes distintos podem variar em
consequência de diferenças metodológicas e de especificidade. Portanto, valores desse antígeno obtidos por métodos e laboratórios diferentes não são sequencialmente comparáveis. Hemólise, lipemia, icterícia, fibrina.
Presença de radioisótopos circulantes.
Descongelamentos repetidos. O tratamento com tamoxifeno, mesmo na ausência de qualquer patologia hepática, aumenta ligeiramente o CA 27-29.

Método:
Radioimunoensaio com 125I ou quimioluminescência.


Interpretação: Monitoramento da paciente com neoplasia de mama e detecção precoce da recidiva tumoral.
AUMENTO:Câncer de colo, estômago, rim, pulmão, ovário, pâncreas útero e fígado. Primeiro trimestre da gravidez. Endometriose. Cistos ovarianos. Mastopatias benignas. DD. renais. DD. hepáticas como hepatite e cirrose. Sarcoidose. Tuberculose. Lúpus eritematoso sistêmico.
Obs.: o aumento do CA 27-29 pode preceder vários meses o diagnóstico clínico de metástases do câncer de mama.

Sitiografia:
E-mail do autor: ciriades@yahoo.com

Faça seu exame de CA 27-29 em São Paulo com a Biolider!

Entre em contato

Por aqui você pode agendar seu exame, tirar suas dúvidas, fazer suas sugestões ou apontar suas críticas, estamos sempre prontos para te atender!

Clique no botão CONTATO abaixo para prosseguir.

Agende agora o seu Exame de CA 27-29 em São Paulo